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Tendências do mercado de franquias para 2022

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Em mais um ano afetado pelas consequências da pandemia do COVID-19, o mercado de franquias se mostrou resiliente ao apostar na adaptação como chave para um cenário de recuperação. Embora ainda não haja dados sobre o desempenho do setor em 2021, os números até o segundo trimestre já demonstram mudanças significativas e que parecem permanentes dentro do franchising.

 

O setor entrará em 2022 com novos desafios, principalmente no aspecto econômico, mas já mais preparado para enfrentá-los do que estava há pouco mais de vinte meses. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, a relação entre franqueadores e franqueados foi transformada, e cada um “ganhou novas atribuições, dentro de seus limites de atuação.

 

Confira algumas das tendências para 2022 no franchising:

 

  1. Negócios sustentáveis

O consumidor abriu mais os olhos para as questões sociais e de sustentabilidade ao longo dos últimos anos e exigirá uma postura ativa dos negócios dos quais consome. Em pouco tempo, não fará mais sentido não ter uma política clara de atuação socioambiental, o que abre uma oportunidade para quem trabalha na área. A ABF já criou um comitê específico para o tema ESG (ambiental, governança e social, na sigla em inglês), que tem a missão de inspirar as marcas, mostrando cases reais. Um primeiro relatório deve ser apresentado na metade de 2022.

 

  1. Delivery

Pode parecer repetitivo o fato de que os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, especificamente no ramo alimentício. O crescimento influenciou em uma suavização das perdas do segmento durante o ano e deve ser mantida para o futuro. Optar por um sistema próprio pode ser uma opção, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede e trazer novos clientes.

 

  1. Formato de Franquia Home Based

 

Com o mundo ainda em isolamento social, cresceu o número de funcionários que trabalham em casa. Porém, muitos já faziam esse tipo de serviço nas chamadas franquias home based. São diversas as redes que oferecem o modelo Home Based no mercado de franquias brasileiro. Nela, toda a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia. Agora, o formato cresce ainda mais com a pandemia e a medida que a transformação digital acontece diariamente. Assim, optar por investir em uma franquia Home Based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação.

 

  1. Aposta na tecnologia

 

Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.

 

  1. Microfranquias

 

As redes que demandam um investimento inicial máximo de R$ 105 mil foram uma porta de entrada para novos empreendedores, vindos do desemprego ou de outros setores para o franchising ao longo dos últimos dois anos. As microfranquias sempre se destacam em períodos de crise, e certamente serão um dos motores de crescimento do setor. Os especialistas acreditam que o modelo tende a continuar forte no próximo ano, aumentando a escala de marcas já estabelecidas e ajudando a expandir novos negócios.

 

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