Notícias / Gurus / Técnicas de ESG nas franquias

Técnicas de ESG nas franquias

Empresas com propósito se destacam mais.

Compartilhe:   

As técnicas de ESG estão sendo cada vez mais utilizadas pelas organizações que possuem um propósito com a sociedade e com o meio ambiente. A sigla ESG ‘Eviroment, Social and Governance’ (governança ambiental, social e corporativa) representa a responsabilidade de uma empresa em adotar melhores práticas.

 

O mundo está passando por grandes transformações sociais e ambientais, e para acompanhar esse ritmo, tanto empresas quanto as pessoas estão moldando as suas práticas. 87% da população brasileira prefere consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, de acordo com o estudo, de 2019, da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

 

As práticas de ESG refletem diretamente no desempenho financeiro das empresas de sucesso. No segmento das franquias, as técnicas de ESG são de extrema importância para o desenvolvimento da marca, implicando em manter uma visibilidade da marca com mais credibilidade e na transmissão de uma imagem positiva. O termo ‘ESG’ apresentou 87% de buscas, segundo o Google.

 

De fato, os anos de pandemia aceleram o interesse da sociedade sobre o assunto. A situação instável na economia e na saúde influenciou no comportamento das pessoas, no qual elas passaram a se importar mais com os valores de ética, culturais e de empatia. Quando se fala sobre valores é importante ressaltar as questões sociais, ambientais e de negócios que fomentam um país, no qual muitos gestores perceberam a relevância de adotarem as práticas de sustentabilidade.

 

O negócio de franquias está apresentando um crescimento e é um nicho que movimenta de forma postiva a economia do país. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%.

 

Atentando-se a essa tendência na economia e definindo estratégias para que o negócio esteja ligado às técnicas de sustentabilidade, é preciso que uma franquia tenha um posicionamento responsável. O consumidor está exigindo cada vez mais das marcas uma posição diante o papel da sustentabilidade, por isso é tão importante que as franquias atuem em seu negócio sempre com transparência, verdade e tenha uma missão clara.

 

Como especialista no segmento de franquias, apoio um negócio que adere um ambiente mais sustentável, que assuma um papel social e seja um impulsionador de ações sociais e sustentáveis. No Cebrac, por exemplo, existem modelos de franquias mais otimizados que permitem o reaproveitamento de espaços e de materiais. Temos também o projeto Cebrac Pro que visa erradicar a fome através de ações sociais e da educação, que agregam valor a nossa marca e mais reconhecimento.

 

Franquias que abraçam as técnicas de ESG possuem retornos positivos, como: amplitude de lucratividade, conquista da simpatia da sociedade e mais reconhecimento da marca.

 

Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?