Notícias / Franchising no Mundo / Vale a pena pegar empréstimo para iniciar um novo negócio?

Vale a pena pegar empréstimo para iniciar um novo negócio?

Compartilhe:   

Você já considerou um empréstimo como a solução para investir na empresa e ver seu negócio deslanchar? Pois saiba que ele pode, sim, ser o passo inicial para uma história de sucesso. Contudo, é necessário pensá-lo com cuidado.

É verdade que contratar um empréstimo é, também, contratar uma dívida. Por outro lado, com os cuidados necessários, essa é uma dívida compensatória. Isto é, ela pode valer a pena por permitir que lucros maiores sejam possíveis.

Tudo isso, então, faz parte do mundo dos empreendimentos e das atividades do empreendedor. E é preciso ter uma visão geral disso, bem como quais são as soluções financeiras para expandir a empresa e consolidar o negócio. Abaixo, veja algumas dicas e soluções!

 

 

Empreendendo: o que você precisa saber antes

Empreender é uma tarefa complexa, como vimos brevemente. Por isso, antes mesmo de começar é preciso se planejar e fazer algumas reflexões. Caso contrário, você pode deixar de visualizar os riscos ou, então, fazer escolhas infundadas e equivocadas.

Por isso, não deixe de conferir alguns dos passos imprescindíveis ao empreender. Seja para abrir um negócio ou para investir na empresa para expandi-la, os passos abaixo são cruciais!

Planejamento é mais do que necessário

Em primeiro lugar, é impossível pensar em qualquer tipo de investimento sem planejamento. Aliás, qualquer escolha. Afinal, você deve saber exatamente o que quer fazer, o ponto em que se encontra e onde quer chegar.

A partir disso, deve traçar um caminho, determinar passos, questionar escolhas e analisar alternativas que, conjuntamente, levem até o resultado desejado. Ele, então, pode ser algo como expandir minha empresa ou como abri-la.

Pense em tudo o que a empresa envolve. E isso não diz respeito apenas às finanças, mas também às burocracias, documentação, serviços terceirizados, estrutura e atração do público.

 

Tenha mapeado qual valor terá que desembolsar

Outro passo que não deve passar em branco na busca do crescimento da empresa é mapear o que o seu objetivo requer financeiramente. Isto é, quando você terá de desembolsar para que ele se torne possível.

Com o planejamento acima pronto, isso se torna mais fácil. Aqui você terá em mãos todos os dados de tudo o que precisa para chegar a um resultado específico. E, com isso, também pode reunir orçamentos.

Lembre-se de considerar todos os gastos. Por exemplo, enquanto a sua empresa está investindo em algo que lhe ajudará a crescer, ela não deixa de ter as demais despesas comuns e mensais. Por isso, estude profundamente as finanças envoltas nos procedimentos.

 

Faça projeções de quando irá lucrar

Isso vale, novamente, tanto para empresas em crescimento quanto para quem quer abrir um negócio. É indispensável saber quanto irá lucrar, ou melhor, ter projeções quanto aos valores que pode receber.

Ao abrir uma empresa há um prazo de retorno do investimento. O mesmo ocorre ao investir em uma inovação ou nova solução dentro da empresa. Por exemplo, uma reforma para melhorar as instalações também demanda certo tempo para compensar o investimento com o aumento do público interessado.

São inúmeras as situações em que as projeções são necessárias. Aliás, lembre-se sempre de considerar a mais otimista e a mais pessimista. Igualmente, de manter uma média entre elas. Igualmente, busque atualizar as projeções conforme o tempo passe.

Compare as taxas de empréstimo

Em algum momento o empréstimo se colocará como uma resposta para o questionamento de “como expandir minha empresa?” e isso é natural. Afinal, quando considerado cuidadosamente, ele pode ser a fonte de lucros futuros.

Ele é a chance de se obter dinheiro agora para investir na empresa e garantir o retorno futuro. Assim, o pagamento das parcelas pode coincidir com o retorno que o investimento permitiu.

Mas, lembre-se: o valor dele deve ser menor do que o retorno que irá permitir. Por isso, comparar as taxas de empréstimo é essencial, eis que são as principais responsáveis pela alta das parcelas.

Nesse caso, sempre procure mais de uma opção. Isto é, tanto em bancos tradicionais quanto em fintechs, por exemplo. A partir disso, compare suas opções em um simulador de empréstimo como o Juros Baixos.

Dessa forma, você encontra a melhor opção para seu bolso e para o crescimento da empresa.

Qual o melhor empréstimo?

Escolher um empréstimo nem sempre é fácil. Afinal, ele não se limita às questões de taxas de juros e condições de pagamento. Eles também se apresentam de forma diversa, como é o caso do empréstimo pessoal e o empresarial.

Enquanto o primeiro se volta à figura do empresário, o segundo se refere à empresa. Ou seja, um se contrata ao CPF do sócio-proprietário e o outro é feito com o CNPJ da empresa. Mas qual é o melhor? Confira, abaixo.

Empréstimo pessoal x Empréstimo empresarial

O empréstimo pessoal, nesse caso, não é a melhor opção. Para investir na empresa o melhor é usar o CNPJ da própria corporação. Afinal, isso impede que o seu patrimônio pessoal seja atrelado às questões da empresa, que responde por seu CNPJ, apenas.

Por isso, a melhor opção nesse caso é buscar um empréstimo empresarial. Além disso, empréstimos dessa natureza costumam contar com taxas menores do que para empréstimo pessoal, especialmente quando há ausência de garantia de crédito.

Saiba qual será o objetivo real do empréstimo

Por fim, antes de buscar uma opção de crédito para investir na empresa, lembre-se de refletir bem sobre o que pretende fazer com ele. Seguir o planejamento é essencial e, por isso, ele deve ser claro e conciso.

Isso evita o uso do valor do empréstimo em outras questões que não o projeto inicial. Igualmente, permite que realmente haja o empenho do valor em prol de algo que pode influenciar em favor do crescimento da empresa.

Considerações finais

Como vimos ao longo do texto, empreender requer investimentos, pois só assim é possível ter sucesso na busca de como expandir minha empresa. Para isso, considere um bom empréstimo como um ponto de partida. 

Nesse sentido, proteja-se e proteja as finanças da sua empresa e antes de fechar qualquer negócio conte com a Juros Baixos para encontrar as melhores condições de pagamento e taxas de juros!

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?