Eurodata

Conheça a história da franquia

Compartilhe:   

 

HISTÓRIA

Ramon Fogeiro e Marcelo Fogeiro Asensio, irmãos, com aproximadamente 20 anos de idade, trabalhavam vendendo embalagens para pequenos comerciantes  como autônomos. Nascidos sob modestas condições financeiras, os filhos de imigrantes italianos e portugueses, escolheram o nome da rede em homenagem à Europa e optaram por este ramo, pois acreditavam que o mercado estava defasado.

 

Em 1995, os irmãos recém formados em Direito, abriram a primeira escola de informática, na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. Assim nasceu o Grupo Eurodata, rede de franquias especializada em cursos de qualificação profissional e tecnológica. A meta era chegar a 500 matriculados em 1 ano. Com muita dedicação e trabalho, no primeiro aniversário da unidade, os irmãos já contavam com 2200 alunos matriculados. Percebendo que o negócio tinha potencial para expansão em outras cidades, os empresários abriram novas unidades e em menos de dois anos já possuíam quatro escolas.

 

Em 1999, surgiram as duas primeiras franqueadas experimentais: uma em Porto Alegre/RS e outra em Londrina/PR. No mesmo ano Ramon e Marcelo resolveram testar o modelo de administração à distância e constataram que também funcionaria. Foi aí que nasceu a Eurodata Franchising.

 

No ano de 2004, já com 45 unidades próprias, a empresa começou a se abrir a novos parceiros.

 

Em 2006, detectando as necessidades do mercado, o grupo Eurodata trouxe para dentro das unidades um leque de opções de cursos nos mais variados campos de atuação do mercado e por isso passou de Eurodata - Cursos de Informática para Eurodata - Educação Profissional Especializada. No mesmo ano o Grupo Eurodata lançou a Extreme, cursos de inglês, trazendo uma nova forma de qualificar pessoas. Hoje a marca já está presente em várias cidades brasileiras, se destacando pela forma diferente de ensinar a língua inglesa.

 

No entanto, as mudanças mais significativas acontecem na virada de 2008 para 2009, quando ocorre o novo posicionamento da marca com o slogan - Educação para o mercado de trabalho - a Eurodata passa a ser parceira de seu aluno, tendo como maior compromisso ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

 

Desde março de 2009 todas as unidades do grupo estão de cara nova. A marca adotou uma nova identidade visual, mudou seu logo e todas as suas peças gráficas.

 

A Eurodata acredita que todo o seu material visual precisa refletir os seus valores e a sua nova proposta e por isso o novo visual, mais moderno, objetivo e alinhado às tendências do design e do mercado em que atua. A partir de agora toda a comunicação da Eurodata vai falar com o potencial aluno Eurodata tanto pela imagem como pela mensagem. A Eurodata quer mostrar o seu compromisso com a empregabilidade e por isso está desenvolvendo folders e panfletos que mostrem ao aluno, da forma mais clara e natural possível, a importância do profissionalismo e da qualificação para o desenvolvimento de suas carreiras.

 

Em meados de 2009, a rede de franquias Eurodata lançou um novo formato de franquia, mais econômico, cujo investimento é a partir de R$ 100 mil, quase metade do valor de uma franquia tradicional.

 

A Eurodata também se destaca por possuir o Selo de Excelência em Franching 2009 - a Pesquisa de Qualificação para obtenção do Selo de Excelência em Franchising 2009 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), feita com os franqueados, revelou índices de satisfação que garantiram a chancela e confirmaram a qualidade da rede Eurodata em assistência, treinamento e suporte. Nos quesitos "Assessoria na Escolha do Ponto", a Eurodata obteve 100% de aprovação. Com destaque também em 'Treinamento Inicial', 91,7% - 'Qualidade de produtos', 95% e forma de entrega 93,4%.

 

O Grupo Eurodata disponibiliza, além do formato convencional para franquias, três configurações diferentes para oferta de uma franquia, procurando atingir outros perfis de investidores. Os três formatos: Franquia Conjugada,  Franquia Chave na Mão e Conversão de Bandeira recebem toda a assessoria, consultoria, suporte e garantias que o formato convencional oferece. 

 

Eurodata atualmente

Hoje, o Grupo Eurodata é composto pelas marcas Eurodata Educação Para o Mercado de Trabalho, Extreme Cursos de Inglês, Ecomm Telefonia e Instituto Educare. O grupo também conta com uma administração nacional, que reúne profissionais na área de gestão, possibilitando o suporte em todas as empresas do grupo. São 68 unidades próprias e 76 franquias, ao todo são 144 unidades espalhadas por 14 estados brasileiros e mais de 1 milhão de alunos formados.

 

O Grupo Eurodata planeja para os próximos 5 anos, triplicar o seu tamanho e chegar a mais de 400 unidades distribuídas em todo o território nacional. Para isso, o grupo pretende investir mais R$ 2 milhões em tecnologia de software para gestão, além de mais de R$ 30 milhões em marketing e vendas até 2010.

 

A empresa tem como público alvo a classe C, que hoje detém 71% do consumo no país, além de possuir 67% dos cartões de crédito, o que corresponde a um volume financeiro de mais de R$ 620 bilhões só em 2008. São muitos motivos que fazem do Grupo Eurodata a melhor franquia do Brasil. Entre eles: o selo de excelência em franchising; os índices de satisfação dos nossos franqueados que chegam a 90%; o prêmio de melhor franquia de Educação e Treinamento da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).

 

Além de tudo isso, o Grupo Eurodata possui um DNA da marca, com o perfil traçado da empresa, onde explica como deve ser a conduta e posicionamento da empresa no Brasil, dando transparência ao negócio. 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias do ramo de escolas de idiomas

Confira mais artigos em: Gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?